Outubro Rosa, tudo que você precisa saber! | MARISE CARNEIRO

19:09:00

Resultado de imagem para outubro rosa
IMAGEM DA INTERNET
Outubro Rosa, como tudo começou!


O Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, para sensibilizar a população as cidades se enfeitavam com os laços rosas, especialmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como: corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org). 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. Sinceramente, como surgiu a iniciativa não importa muito, visto que essa atitude é de extrema importância para uma causa tão nobre e enriquecedora!

Objetivo da campanha:

O objetivo principal é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Lembrando, que é uma atitude que deve ser tomada o ano inteiro, não só no mês de outubro, com idas periódicas ao seu ginecologista, beleza?!
__________________

Quando pensei em fazer esse post, entrei em contato com meu ginecologista Dr. Gustavo Simões para que respondesse algumas perguntas que eu formulei sobre o tema, ele aceitou respondê-las. Seguem as perguntas e as respostas.

FOTO DO PERFIL PESSOAL DO FACEBOOK

Blog Na sua opinião, o outubro rosa ajuda na conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama?

Dr. GustavoCampanhas como o outubro rosa são de extrema importância, pois alertam a população para o diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivam as mulheres a procurarem os serviços de saúde.

BlogAs pacientes de um modo geral sabem da importância do autoexame nas mamas?

Dr. GustavoO autoexame é importante, mas não é recomendado isoladamente para o diagnóstico precoce do câncer de mama, além das pacientes não serem treinadas para o exame adequado das mamas, ele só detecta os nódulos quando os mesmos se tornam palpáveis.

Blog Como o autoexame pode ser feito?

Dr. GustavoA paciente sem sintomas mamários deverá ser avaliada pelo médico periodicamente. O médico fará o exame físico das mamas e solicitará os exames de imagem pertinentes. Após os 40 anos, a mamografia deve ser realizada anualmente. A mamografia é o exame que consegue detectar o câncer precocemente antes mesmo de formar um nódulo, é o exame mais indicado para o diagnóstico precoce.

Blog Se diagnosticado logo no início, quais as chances de cura?

Dr. Gustavo – O câncer de mama ainda é um câncer que mata muitas mulheres em todo o mundo. Atualmente existem exames de imagem que ajudam a identificar o câncer de mama em seus estágios iniciais, quando as chances de cura são bem elevadas...
__________________

Se você leu até o final, um muito obrigado!!! Volte mais vezes, será um prazer tê-los por aqui :)
Fiz esse post com muito carinho, visando: alertar, informar e conscientizar. Gostaram? Espero que sim! E ao Dr. Gustavo meu muito obrigado por ter sido tão gentil e solícito.

Referências:

Você também pode gostar

0 comentários